Laboratórios de Robótica para Escolas
Investir em atividades diferenciadas em sala de aula é uma excelente forma de transformar o aprendizado num processo mais interessante para alunos, facilitando a aquisição de conhecimentos. Esses resultados podem ser obtidos, apostando, por exemplo, em laboratórios especiais desenvolvidos em ambiente educacional. A principal importância do laboratório é que ele faz com que os alunos atuem de forma ativa na construção do conhecimento, fazendo com que sejam agentes do processo de aprendizado e não apenas espectadores. Uma excelente pedida de laboratório a ser montado pela escola e professor é o de robótica. Mas, afinal, o que robótica? Trata-se de uma ciência que atua na concepção e construção de robôs, envolvendo matérias como a física, mecânica, eletrônica, elétrica e computação.
Portanto, o laboratório de robótica é um local em que esses robôs são criados e construídos. Em ambientes escolares, esse tipo de laboratório funciona como um projeto educacional que possibilita ao aluno colocar em prática o conhecimento visto em sala de aula, bem como estimular sua educação tecnológica. O funcionamento do laboratório de robótica é simples: alunos são desafiados a criar robôs e realizar trabalhos manuais utilizando kits de montagens com peças especiais. Durante esse processo, sob a devida orientação do professor, os alunos aplicam conhecimentos teóricos e tem o desejo por novos conhecimentos aguçado, bem como sua criatividade. Por isso, fazer uso do laboratório de robótica causa impacto positivo no aprendizado: os alunos demonstram maior interesse pelo conhecimento. Ademais, essa é uma atividade que melhora a integração dos discentes com as tecnologias. Outras vantagens obtidas ao implementar o laboratório de robótica na escola são o aprimoramento do raciocínio lógico, dedutivo e analítico dos alunos, como também sua capacidade de trabalhar em equipe.
Curiosamente, essa é uma atividade que pode ser amplamente aplicada na escola. Há projetos de laboratório específicos para o ensino do primeiro ao quinto ano e do sexto ao nono e ao ensino médio. O que varia é a complexidade dos itens a serem construídos e do kit de montagem. Para a escola que busca otimizar e melhor seu processo de aprendizado e qualidade de ensino, o laboratório de robótica é uma ótima aposta!